A primeira-dama Janja desembarcou nesta quinta-feira (25) em Paris para representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024.
Janja foi recebida na capital francesa pela prefeita da cidade, Anne Hidalgo. Nas redes sociais, Hidalgo desejou boas-vindas e disse ser um prazer encontrar a socióloga.
Segundo a agenda oficial, Janja deve participar nesta quinta-feira de um jantar promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com delegações e atletas, além de uma reunião sobre questões climáticas com o Comitê Gestor da Conferência de Prefeitos.
Na sexta-feira (26), Janja comparecerá a uma recepção oferecida pelo presidente francês Emmanuel Macron e por Brigitte Macron aos chefes de governo. Também participará da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, prevista para as 14h30 (horário de Brasília).
Em minha primeira agenda em Paris, a convite da prefeita @Anne_Hidalgo , falei sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa do Brasil na presidência do @g20org.
Participei da reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas dos Objetivos de… pic.twitter.com/dNH61G4kFe
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 25, 2024
Credencial fora da hora
Janja conseguiu a credencial para participar da Olimpíada depois de perder o prazo para solicitar o ingresso. O documento foi concedido pelo Comitê Olímpico Internacional em caráter excepcional.
Lula ligou para Macron na segunda-feira (22) para reforçar pessoalmente sobre a decisão de não comparecer ao evento por excesso de compromissos no Brasil.
Segundo informações do Planalto, Macron disse estar “honrado” pela presença de Janja. Ele informou que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, receberia a brasileira “com toda a atenção”.
O ministro do Esporte, André Fufuca, também estará presente para representar o governo brasileiro na delegação.