O aluno Iuggy William, de 16 anos, viu uma urna eletrônica de perto pela primeira vez. “Fiquei nervoso, mas gostei de votar, escolher um candidato e sair da sala de aula para viver essa experiência tão diferente” disse ele. Iuggy foi um dos mais de 50 alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Tobias Barreto, em Aracaju, que participaram na manhã desta terça, 06, do Projeto ‘Vem Votar’, da Escola do Legislativo Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe.
O Projeto na sua primeira edição, levou para o auditório da Elese representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe falando aos alunos, coordenadores e professores sobre o Projeto do TRE: Jovem Eleitor que realiza visitas às escolas de todo o estado para a conscientização da importância do voto. A assessora da Escola Judiciária Eleitoral, Lidia Matos, mostrou aos estudantes a responsabilidade de cada um no processo eleitoral, as consequências de não votar e a importância da política na vida dos cidadãos. “Agradecemos pela oportunidade que o parlamento sergipano e a Escola do Legislativo estão nos dando com essa visita, quando falamos aos alunos sobre o papel de votar e ser votado, sobre o interesse de cada um deles na vida política do município, do estado”. disse ela.
A professora de Sociologia Flávia Ferreira disse que o projeto ‘Venha Votar’ fez uma excelente parceria com o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Nas disciplinas integradoras, estamos trabalhando cidadania e a importância do voto, ou seja, nada melhor do que eles vivenciarem na prática tudo que estão vendo em sala de aula” lenmbrou a professora.
A estudante Emilly Morais confessou que ficou um pouco ansiosa mas adorou todo o processo. ” Vi que era algo simples, a votação foi rápida, tenho interesse na política e essa visita foi bem legal” comemorou a estudante
Para o coordenador pedagógico Carlos Vinicius, a primeira edição do projeto foi um sucesso. ” O nosso objetivo foi alcançado que foi o de trazer para a Escola do Legislativo uma turma de estudantes para que pudesse conhecer a Elese, o trabalho dos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral, o processo de votação, o calendário eleitoral e tudo o que cerca as eleições, foi uma manhã bem produtiva para todos e que venham as próximas edições.” informou ele.