Sergipe

Aprovado PL que regulamenta a circulação de táxis-lotação na Grande Aracaju

Aprovado PL que regulamenta a circulação de táxis-lotação na Grande Aracaju

De autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos) e coautoria dos deputados Adailton Martins (PSD) e Paulo Júnior (PV), foi aprovado por unanimidade na noite da última quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 511/2023, que trata do transporte intermunicipal de passageiros em veículos de aluguel na modalidade lotação no estado. Esse serviço será executado mediante prévia e expressa autorização pelo Poder Público.

Trata-se de uma reinvindicação de várias cooperativas que atuam na região metropolitana de Aracaju, que possuem prestadores do serviço público que temiam pelo desemprego e pela perda da única fonte de renda de seu sustento e de sua família. Muitas destas cooperativas estão em funcionamento sob a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual que prevê o termo final do TAC a efetiva licitação do contrato de transporte coletivo integrado da grande Aracaju, sem nenhuma garantia de continuidade ou oportunidade aos mesmos.

O Projeto de Lei visa instituir um marco regulatório da modalidade de Transporte Intermunicipal de Passageiros, o qual se trata de um transporte público coletivo complementar ao prestado regularmente pelo Poder Público, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 12.587/2012 – Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a Lei nº 13.089/2015 – Estatuto das Metrópoles, o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei Complementar Estadual nº 266, de 11 de novembro de 2015, a Lei Complementar Estadual nº 25/95, uma vez que é uma modalidade consolidada na região metropolitana da Grande Aracaju, a qual atende diversas localidades e cidadãos.

De acordo com a propositura, o transporte intermunicipal de passageiros de pequeno porte, deverá ser realizado em veículos motorizados, funcionando sobre o regime de tarifa diferenciada, inscrito no cadastro municipal; os veículos deverão ser conduzidos por motorista profissional habilitado a dirigir os chamados táxis-lotação, dotados de local de embarque/desembarque de passageiros localizado no itinerário traçado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju.

Segundo o texto, o plano de distribuição de pontos de embarque/desembarque será definido pelo Termo de Cooperação, tendo em vista o interesse público da convivência técnico operacional da categoria e de eventuais condições de operação e os veículos autorizados irão circular entre os municípios assinantes em consonância com o sistema operacional determinado pelo Termo de Cooperação de forma preestabelecida e em sistema de rodízio de cores, com a frota devidamente padronizadas, em dias alternados; assim como as tarifas a serem cobradas dos usuários do sistema serão fixadas e o motorista prestador do serviço poderá sofrer penalidades em razão de infrações previstas em lei.

Autores

A deputada Carminha Paiva destacou a importância do PL e lembrou o período em que utilizava esses táxis-lotação. “O que mais me levou a dar início a esse projeto foi exatamente porque eu fui usuária dos táxis-lotação e eu sei a importância para a população que depende desse transporte nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Essa foi uma luta que assumi no início do nosso mandato e desde o ano passado temos buscado efetivar uma lei que resguarde a prestação desses serviços aos trabalhadores”, ressalta agradecendo aos colegas Paulo Júnior e Adailton Martins.

O deputado Paulo Júnior comemorou a aprovação da propositura. “Gostaria de parabenizar a deputada Carminha pela iniciativa e a todos os permissionários que fazem o serviço de lotação nos municípios da Grande Aracaju e essa propositura que aprovamos, eu tenho certeza que dará segurança jurídica aos trabalhadores, por meio do serviço regulamentado. Assim, mesmo com o consórcio do transporte público da região metropolitana, os táxis-lotação continuarão atuando”, observa.

Segundo o deputado Adailton Martins, a aprovação do PL beneficiará não apenas os pais de família que trabalham como motoristas de táxi-lotação. “Mas, principalmente a população que usa esse tipo de transporte. O projeto aprovado permite a continuidde da prestação dos serviços, atendendo a população das quatro cidades: Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Agradeço a todos os colegas deputados que aprovaram a propositura por unanimidade nessa Casa e parabenizo a essa classe trabalhadora que move a economia no estado de Sergipe”, enfatiza.

Foto Principal: Ascom deputado Paulo Júnior

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.