Sergipe vai viver um momento histórico no dia 24 de novembro de 2024, quando Aracaju será a sede da primeira edição do Ironman 70.3 no estado.
Considerada a mais importante prova de triatlo da América Latina e uma das maiores do mundo, a competição promete movimentar a cidade com mais de 1.100 competidores de 12 países.
A disputa será marcada por desafios que envolvem 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. O evento conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), que garante o suporte necessário para a sua realização.
A competição
A competição terá início na foz do Rio Vaza Barris, com a largada da natação seguida da prova de ciclismo, que passará por locais icônicos da cidade, como as rodovias SE-100 e Santos Dumont, até a praça de eventos da Orla da Atalaia, onde será o ponto de chegada.
O percurso finaliza com 21,1 km de corrida pelas avenidas Santos Dumont, Beira Mar e Tancredo Neves, e se estende até o Farol da Coroa do Meio.
Além da grande quantidade de atletas, o evento traz desafios logísticos, principalmente no que diz respeito à segurança.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, realizará um planejamento minucioso para garantir a segurança dos competidores e do público.
As equipes de segurança estarão em ação das 3h às 11h da manhã do domingo, com 24 bombeiros no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), viaturas aquáticas e terrestres, e apoio dos batalhões de trânsito, com a colaboração da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT).
Programação do Ironman 70.3
A programação do evento terá início com a realização do Ironman Village na quinta-feira, 21 de novembro, no piso da Praça de Eventos da Orla. A entrega dos kits também ocorrerá durante os três dias que antecedem a prova.
No sábado, 23 de novembro, será a vez do Ironkids, uma atividade lúdica destinada a crianças de 2 a 12 anos, incentivando os valores esportivos para os pequenos.
E no domingo, 24 de novembro, será realizada a grande prova.
Impacto para o turismo e a economia local
Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o Ironman 70.3 é uma oportunidade única de impulsionar o turismo e a economia local, atraindo turistas e destacando a cidade como destino turístico. “Será um dia de muita emoção que ficará para a história. Convidamos toda a população para aproveitar a programação, que inclui atividades para todas as idades“, destacou Mariana Dantas.
Com informações do Governo de Sergipe