Sergipe

Aracaju sedia a segunda edição da Regata Sergipe Bahia (Reseba)

Adoção de animal

A segunda edição da Regata Sergipe Bahia terá 20 embarcações de estados nordestinos / Foto: Max Carlos/Setur

A cidade de Aracaju será palco da segunda edição da Regata Sergipe Bahia (Reseba), uma competição de vela oceânica que promete movimentar o turismo esportivo no estado e colocar Sergipe no mapa da vela oceânica nacional.

O evento, que acontece de 22 a 24 de novembro, tem como público-alvo velejadores e turistas, consolidando-se como uma grande vitrine para o turismo local.

Largada e roteiro da regata

A largada da regata ocorrerá na sexta-feira, 22 de novembro, às 9h, na Orla da Atalaia, e os velejadores seguirão em direção a Salvador (BA), onde será realizado o Sunset de Boas-Vindas e Premiação no Aratu Iate Clube.

A competição, com patrocínio do Governo de Sergipe por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), conta com 20 embarcações, um aumento significativo em relação à edição anterior, que contou com 12. Entre os veleiros participantes estão o Catamarã Odara e o Ventania, um veleiro tipo Oceanis de 55 pés, o maior a navegar em águas sergipanas.

Participantes e trajeto

A Regata Sergipe Bahia reúne mais de 120 velejadores de diversos estados do Brasil, como Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os competidores seguirão um trajeto de 150 milhas náuticas, partindo de Aracaju e chegando à Baía de Todos os Santos, em Salvador. O percurso inclui o sul de Sergipe e o litoral norte da Bahia, considerado um dos trechos mais belos do litoral nordestino, o que promete tornar a regata ainda mais atrativa para os participantes e espectadores.

Impacto no turismo

Segundo Marcos Franco, secretário de Estado do Turismo, a Regata Sergipe Bahia representa um grande atrativo para o turismo esportivo no estado.

“O evento movimenta a cadeia do turismo, aumentando a ocupação hoteleira e o consumo em bares e restaurantes. Além dos velejadores, muitos deles vêm acompanhados de suas famílias, aproveitando para conhecer a cidade e outros destinos turísticos, como o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco“, explica o secretário.

Resgate da vela sergipana

O Grupo de Velejadores Oceânicos de Sergipe, organizador da Regata, destaca que a competição tem sido um importante resgate da vela sergipana, esporte que, nos últimos anos, estava em declínio no estado, mas vem ganhando força novamente.

Frederico Silva, analista de sistemas e membro do grupo, ressalta que a regata é uma oportunidade de tornar Sergipe um ponto estratégico no circuito de regatas oceânicas do Nordeste, atraindo turistas de alto poder aquisitivo, que movimentam a economia local.

A contribuição do governo estadual foi essencial para viabilizar o crescimento da vela em Sergipe“, afirma Frederico.

Homenagem ao velejador Nelito Taboada

Este ano, a Regata Sergipe Bahia homenageia o velejador baiano Nelito Taboada, capitão do veleiro Odara e referência no cenário nacional da vela. A edição de 2024 consolidou a regata como a terceira maior competição de navegação costeira/oceânica do Brasil, atrás apenas da Refeno (Recife-Noronha) e da Santos-Rio.

Agenda do evento

A agenda da regata teve início no último domingo, 17 de novembro, com a cerimônia de abertura em Aracaju, e segue até o Sunset de Premiação, em Salvador.

O evento é uma celebração do esporte e da cultura, promovendo o turismo e destacando Sergipe como um destino de turismo náutico.

Com informações do Governo do Estado



Fonte

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.