Em setembro de 2023, evento de Cardiologia atraiu mais de 700 congressistas do Norte-Nordeste / Foto: Laudicéia Fernandes
Aracaju se prepara para receber mais de três mil turistas entre os dias 25 e 28 de outubro de 2025, quando sediará o 33° Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM) no Centro de Convenções AM Malls.
O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), é uma grande conquista para o estado, resultado do trabalho do Governo de Sergipe e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Conquista do evento
A capital sergipana foi escolhida para o congresso após uma concorrência com as cidades de João Pessoa (PB) e Recife (PE).
O CBM-2025 contará com uma programação científica abrangente, reunindo especialistas e pesquisadores de todo o Brasil e do exterior para discutir temas variados dentro da Microbiologia.
Impacto econômico
Com a expectativa de que milhares de participantes visitem a capital sergipana em virtude deste evento, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, já vislumbra a grande demanda a ser gerada na rede hoteleira e nos setores de alimentação e transporte.
“Eventos do porte do Congresso Brasileiro de Microbiologia movimentam a cadeia turística de forma ampla. Podemos esperar alta ocupação nos hotéis e grande procura no segmento de bares e restaurantes. Conseguir que esse evento viesse para Aracaju é mais um passo importante da Setur para consolidar o destino turístico”, avalia.
A expectativa é que os congressistas permaneçam, em média, cinco dias no estado, o que inclui o fim de semana pós-evento.
Durante esse período, muitos poderão explorar as atrações turísticas e culturais da região, como os cânions de Xingó, em Canindé do São Francisco, e as praias do litoral sul sergipano, como a Praia do Saco, em Estância.
Aumento da visibilidade
Eventos como o CBM-2025 não apenas trazem benefícios econômicos imediatos, mas também ampliam a visibilidade de Sergipe como um novo destino para turismo de negócios e eventos científicos.
A experiência anterior com o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, que atraiu mais de 700 participantes em setembro de 2023, e o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que contou com a presença de mais de três mil profissionais, são exemplos de como esses eventos podem ser transformadores.
Com informações do Governo de Sergipe