Sergipe

Ecopontos em Aracaju: confira onde descartar resíduos sólidos corretamente

Ecopontos de Aracaju

Implantados pela Prefeitura de Aracaju em 2018, os Ecopontos são essenciais para promover o descarte responsável e regular de resíduos sólidos na capital sergipana.

Com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos e contribuir para a sustentabilidade da cidade, essas unidades facilitam o descarte voluntário de diversos tipos de materiais recicláveis e não recicláveis.

Onde estão localizados os Ecopontos?

Atualmente, seis unidades de Ecopontos estão em funcionamento na cidade. Estes pontos de descarte estão operando de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

As unidades estão localizadas nos seguintes endereços:

  • Bairro Industrial: esquina da rua Julieta Pereira Alves com a Av. Confiança
  • Bairro Coroa do Meio: rua jornalista João Batista de Santana, nº 2618
  • Bairro Santos Dumont: rua Jane Bonfim, s/nº
  • Bairro 17 de Março: rua vereador Manoel Nunes Resende, s/nº
  • Bairro Inácio Barbosa: rua Júpiter
  • Bairro Ponto Novo: rua Massaranduba, s/nº

Expansão dos Ecopontos

Segundo o presidente da Emurb, Bruno Moraes, novas unidades dos Ecopontos estão prestes a ser inauguradas nos bairros Jardim Centenário e 18 do Forte, além de uma unidade em fase final de construção no bairro Jabotiana. A expansão dessas instalações visa alcançar mais áreas da cidade, tornando o descarte de resíduos mais acessível e prático para os moradores.

Importância para a sustentabilidade

Os Ecopontos desempenham um papel vital no combate à poluição do solo e dos recursos hídricos. Eles incentivam a reciclagem de diversos materiais, gerando oportunidades de trabalho e renda para as cooperativas de reciclagem de Aracaju, como a Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores) e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Bruno Moraes destaca a relevância dos Ecopontos, ressaltando que poucas cidades possuem uma estrutura de descarte como essa. “Resíduos de construção civil, como blocos, ferro e concreto, são processados e transformados em material britado, que pode ser usado na recuperação de estradas de terra, entre outras aplicações“, explicou o gestor.

Processamento e Destinação dos Resíduos

Os materiais recicláveis recolhidos nos Ecopontos são encaminhados para as cooperativas parceiras, contribuindo para a economia circular e a geração de emprego na cidade.

Já os resíduos que não podem ser reciclados são enviados para aterros sanitários, garantindo que os resíduos sejam devidamente tratados e não prejudiquem o meio ambiente.

Com informações da PMA



Fonte

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.