Um dos pontos do texto discutido previa que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela atendesse a um pleito das lideranças da oposição por “uma verificação abrangente dos resultados na presença de organizações de observação independentes”.
Na avaliação dos representantes brasileiros, isso poderia causar um estremecimento ainda maior das relações com a Venezuela e acabar interditando de forma definitiva a possibilidade de diálogo entre os dois países.
Fontes do Palácio do Itamaraty também entendem que não seria atribuição da OEA requerer a atuação de observadores, na medida em que alguns dos países-membros não admitem supervisão externa em seus processos eleitorais.
A leitura é de que solicitar uma recontagem seria uma medida drástica que, além de desrespeitar a soberania da Venezuela, prejudicaria a proteção de integrantes da oposição abrigados na Embaixada da Argentina em Caracas, assumida pelo Brasil.
Para a diplomacia brasileira, o ideal, neste momento, é seguir insistindo na divulgação dos dados desagregados por mesa de votação. Ontem, o Brasil, a Colômbia e o México lançaram uma nota conjunta pedindo “a verificação imparcial” dos resultados.
Fontes da diplomacia também salientaram que o Brasil concordou com 99% do texto e esperava que outros países da OEA cedessem em relação ao ponto específico de divergência, mas isso não ocorreu.
Para a diplomacia brasileira, o ideal, neste momento, é seguir insistindo na divulgação dos dados desagregados por mesa de votação.
Aconteceu nessa segunda-feira, 25, a 12ª edição do Prêmio Setransp de Jornalismo, considerada uma das…
Com o objetivo de fortalecer a cultura de doação, mais uma vez o Movimento Doa…
O dia 29 de novembro, será um dia especial e mais um marco na história…
Presidente da Seccional Sergipe, o médico urologista David Lima SBU/SE fará mutirão de atendimento…
Os investimentos em qualificação profissional, políticas de inserção de jovens no mercado de trabalho e…
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu nessa segunda-feira (25),…