O senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores, disse que vai pautar requerimentos que pedem explicações de autoridades brasileiras sobre as eleições na Venezuela.
Até esta terça, três requerimentos sobre o assunto foram protocolados por senadores de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dois deles são de autoria da líder do PP, Tereza Cristina (PP-MS).
A senadora pediu a convocação da embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvânia de Oliveira, e do assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim.
Caso os requerimentos sejam aprovados, as autoridades serão obrigadas a comparecer ao colegiado.
Além disso, nesta terça, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), apresentou um requerimento de convite ao chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. Por se tratar de convite, caso o pedido seja aprovado, o ministro não terá a obrigação de comparecer ao colegiado.
“A CRE recebeu 3 requerimentos de convocação de autoridades para falar sobre o pleito venezuelano: atual embaixadora do Brasil no país, Glivânia de Oliveira, Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira. Vou pautar todos. A total transparência é pré-requisito da legitimidade eleitoral”, afirmou Renan Calheiros em publicação no X (antigo Twitter).
Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Crimes Eleitorais