Categories: Mundo

Presidente da União Africana classifica como genocídio ação israelense

Presidente da União Africana classifica como genocídio ação israelense

O presidente da União Africana (UA), Azali Assoumani, classificou como um “genocídio” a ação militar de Israel na Faixa de Gaza. Ao discursar durante a cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, neste sábado (17), na Etiópia, Assoumani fez um apelo para que a comunidade internacional aja para colocar fim à ofensiva israelense, poupando o povo palestino de mais sofrimentos.

No início do ano, Assoumani, que também preside a União das Ilhas Comores, um pequeno país da costa oriental africana, já tinha apoiado a iniciativa do governo da África do Sul, que pediu à Corte Internacional de Justiça que reconhecesse que Israel violou a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para prevenção e repressão ao genocídio e ordenasse o imediato cessar-fogo na região.

“Em nome do meu país, apoiei a queixa que a África do Sul apresentou à Corte Internacional, denunciando o genocídio que Israel está cometendo na Palestina”, lembrou Assoumani, hoje. “A comunidade internacional não pode fechar os olhos a tais atrocidades, que não só criam o caos na Palestina, mas também têm consequências desastrosas para o resto do mundo”, acrescentou o presidente da União Africana, destacando que a paz continental depende, também, de que outras partes do planeta não estejam conflagradas.

“Assim, apelo a nossa conferência para que contribua para pôr fim ao sofrimento do povo palestino e continue apoiando os esforços destinados a estabelecer dois estados, israelense e palestino, vivendo lado a lado, em paz e estabilidade”, acrescentou Assoumani.

Presidente Lula
Presente à cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também condenou a “desproporcional” retaliação israelense aos ataques terroristas que o grupo Hamas deflagrou em território israelense, em 7 de outubro de 2023. Além de matar vários civis, de diferentes nacionalidades, e militares israelenses, o Hamas até hoje mantém em seu poder vários reféns.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Confira agenda de Danielle Garcia candidata a Prefeitura de Aracaju

DANIELE GARCIA Quinta-feira (05/09) -8h30: Reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da SMTT -9h30:…

2 dias ago

Kamala pode vencer Trump nos EUA?

Kamala Harris ampliou a sua vantagem numérica sobre o republicano Donald Trump ao atingir 45%…

2 dias ago

Prefeito que falou em colocar Moraes na guilhotina incitou crime, diz PF

A Polícia Federal (PF) concluiu haver indícios de que o prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano…

3 dias ago

Projeto do senador Alessandro Vieira permite destinação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para as guardas municipais – FaxAju

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira, 3, o projeto de lei (PL…

3 dias ago

Quem é Hugo Motta, apoiado por Marcos Pereira para ser presidente da Câmara

Em seu quarto mandato seguido, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) recebeu o apoio do…

3 dias ago

X pode voltar? Entenda a ação que pede ao STF o desbloqueio da plataforma

O partido Novo tenta reverter a suspensão do X (antigo Twitter) com uma ação no…

3 dias ago