Dos 39 ministros do governo, apenas o titular das Comunicações, Juscelino Filho (União), não participou da reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (8).
O ministro foi representado pela secretária executiva da pasta, Sônia Faustino.
Em viagem
Segundo a assessoria de imprensa do ministro, ele está na Colômbia, representando o governo brasileiro na Cúpula Latinoamericana de Inteligência Artificial.
O convite foi feito em junho e Juscelino já tinha feito a confirmação antes da convocação de Lula para o encontro no Palácio do Planalto.
O último encontro de Juscelino e Lula foi no Palácio da Alvorada, na quinta-feira da semana passada, dia 1º de julho.
O que Lula disse na reunião?
Na fala de abertura da reunião ministerial, Lula afirmou que está “satisfeito” com os ministro e que não há mais discussão sobre troca nas pastas.
“Eu estou muito satisfeito com o trabalho até agora. Você vê que a imprensa não discute mais se vai trocar ministério ou não vai trocar ministério. Todo mundo agora sabe que quem troca sou eu. Não é um jornalista que pode não gostar de um ministro. Sou eu”, disse o presidente.
Investigação
O Ministro das Comunicações foi indiciado pela Polícia Federal (PF), em junho. De acordo com as investigações da PF, Juscelino é suspeito de ter cometido os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Ele alega inocência. Lula já defendeu publicamente o ministro e disse que é preciso “aguardar o processo”.