O Governo de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju e os organizadores do Pré-Caju 2024 se reuniram nessa segunda-feira, 4, para apresentar o planejamento das forças de segurança pública que atuarão durante o evento, programado para ocorrer na Orla da Atalaia entre os dias 8 e 10 de novembro.
Expectativas e Impacto Econômico
O governador Fábio Mitidieri destacou a importância do evento para a economia local, com a expectativa de que aproximadamente 400 mil pessoas participem. Ele ressaltou a união dos órgãos envolvidos para garantir que o pré-carnaval ocorra com tranquilidade: “Todos os atores da organização, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Samu, estão reunidos para assegurar um grande evento, onde o folião pode se divertir e movimentar nossa economia, gerando emprego e renda”, afirmou.
Mitidieri também enfatizou que Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, proporcionando uma sensação de segurança tanto para sergipanos quanto para turistas.
Fabiano Oliveira, organizador do evento e vereador por Aracaju, destacou que o sucesso do Pré-Caju é visível nos números:
- Mais de 70 setores da economia são impactados pelo Pré-Caju.
- A ocupação hoteleira já está em 100%.
- Reserva de uma agência do Rio de Janeiro para mil foliões.
O prefeito Edvaldo Nogueira reforçou que a união entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada resulta em benefícios diretos para a população. “Teremos mil ambulantes trabalhando diretamente no evento, além de cordeiros e outros profissionais,” enumerou.
Estrutura de segurança
Para garantir a segurança durante o evento, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) implementou um planejamento operacional robusto, envolvendo mais de 3,5 mil servidores do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar.
Detalhes do Policiamento
- Polícia Militar: 3.061 militares, 155 viaturas, 20 motocicletas e 48 cavalos.
- Uso de drones, câmeras de videomonitoramento e apoio da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
- Divisão da Orla da Atalaia em quatro áreas para melhor distribuição do policiamento.
Atuação da Polícia Civil
A Polícia Civil disponibilizará equipes completas com delegados e oficiais investigadores, além de um plantão na Delegacia de Turismo (Detur). As equipes também contarão com apoio do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), Delegacia-Geral e outros órgãos especializados para garantir a segurança e atendimento às demandas do evento.