Sergipe

Investimentos realizados na segurança pública posicionam Sergipe como estado mais seguro do Nordeste

Valadares Filho


De acordo com levantamento da SSP, tendência é de que o estado desponte mais uma vez como o mais protegido entre os nove nordestinos


Sergipe é considerado o estado mais seguro da Região Nordeste, segundo estudo divulgado pelo Ministério da Justiça em 2023. Para chegar a este patamar, a tendência de redução dos registros de mortes decorrentes de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte deve ser mantida, segundo dados obtidos e validados pelo Monitor da Violência. O estado apresentou queda de 22,6% dos crimes, numa comparação entre 2022 e 2023, e a marca inspira confiança de que as forças de segurança estão presentes e disponíveis para a garantir a tranquilidade e o bem-estar da população.

Outros estudos que asseguram a boa conjuntura e desenvolvimento sergipanos foram divulgados este ano pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Segundo o levantamento, Sergipe registrou o menor número de crimes violentos em 21 anos. Apenas nos homicídios, a redução foi de 29,8% entre os meses de janeiro e setembro de 2003. No recorte da capital, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes reduziu em 70% em oito anos, saindo de 48,63 para 14,31.

No interior, o destaque foi para o município de Itabaiana, que registrou queda de 87% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, saindo de 78,4, em 2016, para 9,67, em 2024. Os dados são referentes ao período entre janeiro e setembro e foram mapeados pela Ceacrim.

Os números da Secretaria de Segurança Pública foram corroborados por turistas que vieram curtir o calendário festivo em Sergipe, como o casal Antônio Oliveira e Etiene Soares, que passou férias em fevereiro deste ano na praia do Abaís, no município de Estância, litoral sul, e se surpreendeu com a segurança local.

De acordo com o governo estadual, para assegurar a boa posição no país, Sergipe reforçou a presença das instituições da segurança pública em todo o território sergipano. As quatro instituições que formam a SSP (polícias Civil, Militar e Científica e o Corpo de Bombeiros), juntas, já somam mais de 300 novos servidores convocados – foram empossados novos peritos para a Polícia Científica, mais soldados para o Corpo de Bombeiros e novos oficiais investigadores da Polícia Civil. Além disso, atualmente estão em andamento os trâmites legais para mais um concurso público em Sergipe. O novo certame já está autorizado para provimento de 300 vagas de soldado na Polícia Militar, além de 30 oficiais e cinco oficiais médicos para a corporação.

Fotos: Erick O’Hara e Jorge Henrique



Fonte

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.