Sergipe

Linda Brasil cobra melhoria nos índices do Ideb para Sergipe

Linda Brasil cobra melhoria nos índices do Ideb para Sergipe

A deputada Linda Brasil (PSOL) comentou na sessão plenária desta quinta-feira (15), os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados na última quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação.

“Infelizmente contrário do que foi noticiado pelos canais de Comunicação do Governo mostrando que o Ideb aponta que a aprendizagem evoluiu em todas as etapas, a gente avalia que não houve esse crescimento como cita o governo, porque Sergipe ficou abaixo da média nacional. Em 2023, nos Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano), que não é responsabilidade do estado, mas dos municípios, Sergipe teve a média de 5,4, enquanto a média nacional foi de 6,0, no caso do Fundamental I”, afirma.

Linda Brasil disse que, para os Anos Finais (do 6º ao 9º ano), o estado alcançou 4,4 da média nacional que foi de 5,0. “Já no Ensino Médio, o estado teve 4,0, enquanto a média nacional é de 4,3. Então, em relação nacional. o governo está com a média abaixo e a evolução aconteceu apenas no Ensino Fundamental I. O Ideb é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pontuação varia de 1 a 10 e quanto maior o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovado, maior é o índice”, informa.

A parlamentar acrescentou que sempre coloca na tribuna da Alese, a importância de valorizar a Educação, perpassando por várias questões como investimentos estruturais, condições adequadas para que os alunos possam estar no espaço escolar, a valorização dos profissionais. “Infelizmente o governo pega os dados gerais, da Educação Pública e da Educação Privada, mas a responsabilidade do governo é com a Educação Pública, então os dados devem ser apresentados de forma transparente. Se a gente percebe que algo não está tão bem, é importante para que o governo invista mais numa área tão importante”, enfatiza.

Cirurgias

A deputada também falou sobre a suspensão das cirurgias de endometriose no estado. “Desde junho do ano passado, no Hospital Universitáro está acontecendo essa suspensão e ontem a situação teve um novo desdobramento, com uma reunião extraoficial entre o Ministério Público Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e o Hospital Universitário, quando foi apresentada uma proposta de acordo para a retomada da realização dessas cirurgias, conforme determinação da liminar concedida pela justiça no dia 16 de julho, provocada por uma Ação Civil Pública”, ressalta.

“De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só com a participação do Governo do Estado, vai ser possível retomar as cirurgias de endometriose no Hospital Universitário; então, é preciso que o Governo do Estado assine o decreto para o cofinanciamento e a contratualização dos procedimentos cirúrgicos de endometriose profunda. Em Sergipe, só o Hospital Universitário realiza esse tipo de cirurgia e atualmente 296 pacientes precisam do tratamento. Se o decreto for assinado logo, as questões legais podem ser resolvidas e a partir de outubro as cirurgias sejam retomadas. Só depende da vontade política e de pressão da sociedade. Muitos serviços que não existem na tabela SUS, precisam do apoio tanto do governo municipal como do governo estadual para fazer uma contratualização e os serviços possam ser realizados”, observa.

Foto: Jadilson Simões/Alese

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.