O Pré-Caju 2024, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE), foi marcado por tranquilidade e segurança, graças ao eficaz planejamento operacional desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Ao longo dos três dias de festa, a atuação das forças de segurança pública garantiu a ordem, com destaque para a atuação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.
Ações de segurança e atendimentos
O evento, que reuniu milhares de foliões, teve como principais ocorrências furtos de celulares e perda de documentos. Além disso, o Corpo de Bombeiros registrou atendimentos para afogamentos e emergências pré-hospitalares.
- Furtos de celulares e perda de documentos foram os casos mais atendidos pelas polícias.
- O Corpo de Bombeiros lidou com 109 ocorrências, sendo a maioria atendimentos pré-hospitalares (97 casos) e afogamentos (11).
- Celulares furtados foram recuperados e serão devolvidos às vítimas.
Polícia Militar: 3 mil militares no terreno
A Polícia Militar de Sergipe, com o apoio de mais de 3 mil militares, garantiu a segurança da festa, realizando patrulhamentos na área interna do evento sem comprometer a segurança da capital e outras regiões.
As principais ferramentas de apoio foram viaturas, motocicletas, drones e o apoio da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Além disso, o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur), e os batalhões de policiamento de trânsito também atuaram, especialmente nas vias de acesso e nos principais pontos de concentração do evento.
Apreensão de Celulares Furtados
- Um veículo foi interceptado em Indiaroba, com 5 pessoas presas e 48 celulares apreendidos. O grupo confirmou que os aparelhos haviam sido furtados durante o evento.
Polícia Civil: ações e prisões
A Polícia Civil teve um papel fundamental na segurança durante o Pré-Caju, com o plantão da Delegacia de Turismo (Detur) funcionando de maneira integrada com o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e a Divisão de Inteligência (Dipol).
- Prisões de suspeitos de furtos de celulares: Um homem e uma mulher foram detidos com celulares furtados. A mulher foi flagrada com celulares escondidos em sua cintura, nas proximidades da área do evento.
Além disso, a Polícia Civil também registrou diversos casos de perda de documentos, proporcionando suporte para aqueles que enfrentaram dificuldades.
Corpo de Bombeiros: Atendimento pré-hospitalar e salvamento
O Corpo de Bombeiros desempenhou um papel crucial no atendimento aos foliões, com 109 ocorrências registradas. O trabalho foi diversificado e incluiu:
- 97 atendimentos pré-hospitalares, como excesso de consumo de álcool, quedas, desmaios, entre outros.
- 11 ocorrências de afogamentos, na faixa litorânea, exigindo ações rápidas da corporação.
- Além dos atendimentos médicos, o Corpo de Bombeiros também atuou em combate a incêndios, busca e salvamento e fez vistorias nas medidas contra incêndio e pânico.
Tecnologia a favor da segurança
A tecnologia foi uma aliada fundamental no monitoramento do evento. Drones especializados, tanto pela Polícia Militar quanto pelo Corpo de Bombeiros, realizaram o monitoramento aéreo de toda a área da festa, contribuindo para a eficiência nas ações de segurança.