Sergipe

Prefeitos do Consórcio Metropolitano anunciam recurso contra suspensão da licitação do transporte

Marca da Aracaju Magazine

Os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; de Barra dos Coqueiros, Alberto Almeida; e de São Cristóvão, Marcos Santana, se reuniram nesta quarta-feira, 6, para anunciar que irão recorrer da decisão da juíza Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª Vara Cível da capital, que determinou a suspensão da licitação do transporte público da região metropolitana.

Os gestores alegam que a medida judicial prejudica os usuários do transporte público.

Importância da licitação

  • Edvaldo Nogueira, presidente do consórcio, afirmou que a tramitação do processo foi feita de acordo com a lei: “O processo ocorreu de maneira correta, justa e embasada em um estudo minucioso sobre o transporte coletivo das quatro cidades, realizado ao longo de um ano e meio.
  • Segundo Edvaldo, a paralisacão da licitação seria um retrocesso para os moradores que necessitam de um sistema de transporte seguro e confortável.

Opiniões dos Prefeitos

  • Padre Inaldo, prefeito de Nossa Senhora do Socorro, reforçou que o trabalho realizado ao longo dos anos visava beneficiar a população da região metropolitana. “O consórcio se consolidou para beneficiar as cidades da região e a população de cada uma delas”, disse.

  • Alberto Almeida, prefeito da Barra dos Coqueiros, destacou a transparência do processo: “Foi um processo criterioso e voltado para um objetivo comum: levar uma melhor qualidade ao transporte público.

  • Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, ressaltou a escolha de Renato Telles como diretor-executivo do consórcio, ressaltando sua experiência técnica na área. “Renato demonstrou conhecimento sobre o tema e foi escolhido legitimamente pelos quatro prefeitos.

Assinatura do contrato e detalhes do transporte

No dia 16 de setembro foi assinado o contrato do Consórcio Metropolitano com as empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo.

Com a formalização do documento, a Viação Atalaia Ltda e a Transportes Sergipe Limitada passaram a ter um prazo, a partir da data, de 180 dias para operacionalizar o sistema nos quatro municípios, de acordo com o que estabeleceu o processo licitatório.

No processo, a empresa Transportes Sergipe Limitada, de Minas Gerais, foi a vencedora do primeiro lote e irá operar nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Já o segundo lote teve como vitoriosa a Viação Atalaia, que vai operar nas cidades de Aracaju e São Cristóvão.

De acordo com a licitação, fica estabelecida uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana. Os veículos devem possuir idade média de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar-condicionado, entre outras benfeitorias.

As Prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que participam do consórcio, estão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre elas, de acordo com o quantitativo populacional de cada município. Além disso, o Consórcio conta ainda com a participação do Governo do Estado.

Com informações da PMA



Fonte

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.