Brasil

Privatização da Sabesp: STF pede para PGR e AGU se manifestarem

CNN Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestem sobre a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, expediu um parecer dando um prazo de 24 horas para as manifestações.

A decisão se deu em uma ação na qual o PT questiona a lei que autorizou a privatização da companhia de abastecimento. O ministro Cristiano Zanin é o relator do caso, mas Barroso está despachando questões emergentes durante o recesso do judiciário.

No processo, o PT alega que a lei estadual que autoriza a privatização da Sabesp viola princípios como o da competitividade e o da economicidade. O mesmo aconteceria com atos administrativos ligados ao processo de transferência da empresa para a iniciativa privada.

Entre os pontos questionados, o PT argumenta que a venda da estatal está sendo feita a único concorrente, que ofereceu R$ 67 por ação, preço que seria abaixo do mercado, e essa situação pode resultar em lesão ao erário e à depreciação do patrimônio público.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a privatização da Sabesp em maio deste ano. O placar foi de 37 votos favoráveis e 17 contrários. No mesmo dia, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou o projeto.

* Com informações do STF

Veja também

Jair Renan usará “Jair Bolsonaro” como nome na urna para eleição em SC

Redação

Lula quer ampliar debate sobre inclusão do Susp na Constituição

Redação

Venezuela: comissão do Senado vota convocação de Celso Amorim e convite a Mauro Vieira nesta quinta (8)

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.