Foi aprovado em votação o Projeto de Lei Nº 173/2024, de autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos). A matéria institui o dia Estadual da Mãe Atípica, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de maio.
O objetivo é celebrar e honrar as mães que enfrentam desafios extraordinários na criação de seus filhos, incluindo aqueles com deficiências, transtornos ou condições de saúde atípicas. O PL diz que anualmente, na semana do dia 07 de maio, serão promovidas atividades e iniciativas que visem a valorização, apoio e inclusão das mães atípicas, proporcionando acesso a recursos, informações e suporte necessários para o seu bem-estar e o de suas famílias.
A parlamentar disse, em sua justificativa, que assim será possível dar mais visibilidade e conhecimento para a população sobre os desafios que as mães atípicas enfrentam diariamente, para garantir condições de vida, independência e acessibilidade que são elementos fundamentais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o seu filho.
“Por essa razão, essa expressão é dada para mães que têm filho com alguma condição atípica, podendo ser uma doença crônica, síndrome rara ou uma deficiência. Desta forma, pode-se enfatizar alguns desafios enfrentados por estas mães, sendo eles, a exclusão social que além das inseguranças, medos e culpas compartilhadas por todas as mães, enfrentam preconceitos e muitas vezes são excluídas do convívio social. Já em relação a sobrecarga mental, as mães atípicas estão frequentemente sobrecarregadas com preocupações e responsabilidades. Precisam de aceder ao tratamento, lidar com os comportamentos desafiantes dos seus filhos e navegar num sistema de cuidados a saúde”, afirmou.
Ela ainda falou que pode-se destacar a importância de dar espaço, apoio e visibilidade para essas mães atípicas, que enfrentam desafios únicos e muitas vezes complexos para tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida para o seu filho.
O Projeto de Lei foi aprovado em votação realizada entre os deputados durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe e seguirá para sanção governamental.
Foto: Pixabay
Por Wênia Bandeira
A segunda edição da Regata Sergipe Bahia terá 20 embarcações de estados nordestinos / Foto:…
Neste final de semana, dias 23 e 24 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente…
O Presidente da Unimed Sergipe, Dr. Augusto Cesar Esmeraldo, foi eleito um dos 100 Mais…
A cidade de Aracaju se prepara para sediar um dos maiores eventos técnicos e científicos…
A diretoria do Banese e representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Caixa…
A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está…