Sergipe

Sergipe lidera crescimento do setor de serviços no Brasil nos últimos 12 meses

Mulher fazendo Croche

Sergipe se destacou no cenário nacional ao registrar o maior crescimento no setor de Serviços, com um impressionante aumento de 6,0% nos últimos 12 meses e de 6,1% de janeiro a setembro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Esses dados foram revelados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Subsecretaria de Estudos e Pesquisas da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

Crescimento sustentado no setor de serviços

Em setembro de 2024, Sergipe registrou um crescimento de 1,1% no setor de serviços em relação a agosto, com um aumento notável de 13,2% quando comparado a setembro de 2023.

A receita nominal, indicador que mede a entrada de capital proveniente da prestação de serviços, também cresceu 1,1% em relação ao mês anterior, e 19,9% se comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a receita aumentou 12,9%, e nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 11,9%.

Destaque nacional

Sergipe figura entre os 16 estados do Brasil que registraram crescimento no volume de serviços em setembro, quando comparado ao mês de agosto. No acumulado de 12 meses, o Brasil apresentou um aumento geral de 2,3%, com Sergipe liderando a lista com uma impressionante alta de 6,0%.

Os estados seguintes foram Espírito Santo (5,7%), Piauí (5,6%) e Santa Catarina e Amazonas (5,5% cada).

Em contraste, estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Roraima e Mato Grosso do Sul apresentaram os piores resultados, com quedas no volume de serviços de -5,7% a -2,7%.

Comparação com 2023

Quando comparado a setembro de 2023, o volume de serviços no Brasil aumentou 4,0%, com 19 estados registrando alta. Sergipe ficou em 3º lugar com um expressivo aumento de 13,2%. Piauí (22,1%) e Amazonas (18,9%) se destacaram com as maiores altas no setor.

Resultados positivos no país

Na série ajustada sazonalmente, o Brasil registrou um crescimento de 1,0%. Os estados com as maiores variações positivas foram Piauí (16,2%), Amazonas (8,2%) e Acre (3,7%), enquanto estados como Rondônia, Bahia, Pará e Ceará apresentaram os piores resultados, com quedas de -8,4% a -2,0%.

Impacto no crescimento econômico

Esse crescimento no setor de serviços reflete a recuperação econômica de Sergipe e destaca o impacto positivo das políticas públicas, além do desempenho robusto do setor de serviços, que continua a ser o pilar da economia sergipana.

A boa performance dos serviços, principalmente no setor de transporte, armazenagem e correios, contribui diretamente para o aumento da empregabilidade, geração de renda e fortalecimento do comércio local.

Com informações do Governo do Estado



Fonte

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.