Sergipe

Alese: deputados aprovam aumento do valor para realização direta de obras por secretarias

Aprovado aumento do valor para realização direta de obras por secretarias – FaxAju

Foi aprovado, por unanimidade, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei 265/2024, de autoria do Poder Executivo. A matéria altera o parágrafo 1° do artigo 4° da Lei Nº 4.189, de 23 de dezembro de 1999, com o objetivo de ajustar os valores vigentes, de forma a refletir na atual realidade econômica da construção civil e garantir a eficiência e celeridade na execução dos serviços.

A Lei diz que as Secretarias de Estado têm autonomia para realizar obras e serviços de engenharia com valor global inferior a R$ 600 mil. O valor se mantém inalterado desde o ano de 2013, o que impossibilita a realização de parte das obras, segundo solicitação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, feita por meio do Oficio N° 1836/2023-SSP.

O PL estabelece que a Administração Estadual Direta e Indireta possa realizar obras e serviços de engenharia com valor global inferior a R$ 1,2 milhão. O Estado diz que a alteração proposta traz diversos benefícios e impactos positivos, beneficiando órgãos e entidades do Poder Executivo.

“Do ponto de vista da eficiência processual, o aumento do limite financeiro permitirá que mais processos licitatórios sejam conduzidos diretamente pelas Secretarias de Estado, agilizando procedimentos e otimizando recursos. Em relação à autonomia administrativa, a mudança possibilitará às Secretarias de Estado uma maior capacidade de resposta as suas necessidades, sem depender tanto de instâncias externas para a realização de obras e serviços”, afirmou em sua mensagem.

O Projeto de Lei foi aprovado em votação realizada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe e seguirá para sanção governamental.

Foto: Joel Luiz

Por Wênia Bandeira

Veja também

12ª Edição do Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana

Redação

Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

Redação

III Encontro da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.