Sergipe

Audiência discutirá o futuro do Hospital de Custódia Psiquiátrica

Audiência discutirá o futuro do Hospital de Custódia Psiquiátrica
Audiência foi solicitada pela deputada estadual Linda Brasil (Foto: divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 10 de julho, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio de requerimento de solicitação da deputada estadual Linda Brasil (Psol), realizará uma audiência pública para debater o futuro do Hospital de Custódia Psiquiátrica de Sergipe (UCP).

O fechamento do UCP representa um passo necessário para o cumprimento da Lei da Reforma Psiquiátrica de 2001, que visa à desinstitucionalização e à promoção de um tratamento mais humanizado e integrado à sociedade. Entretanto, essa mudança traz à tona a urgente necessidade de uma rede de atenção psicossocial robusta que possa garantir infraestrutura e suporte médico e psiquiátrico adequados para esses indivíduos, assegurando que sejam acolhidos e tratados com dignidade.

Além de discutir o destino dos pacientes, a audiência pública também abordará o futuro dos profissionais que atuam na UCP e a situação de trabalho na rede existente. Atualmente, essa rede encontra-se sucateada e desestruturada, incapaz de absorver adequadamente a demanda de pacientes desinstitucionalizados da UCP. O debate será ampliado com a participação de representantes do poder público estadual, Tribunal de Justiça, Conselhos de Classe como o CRP (Conselho Regional de Psicologia) e o CRESS (Conselho Regional de Serviço Social).

A pauta também inclui a necessidade de realização de concursos públicos para a contratação de profissionais da saúde mental e o fortalecimento das redes de atendimento, reforçando o quadro de médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e demais especialistas em instituições como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

A Mandata Linda Brasil amplia o convite às cidadãs e cidadãos, profissionais da saúde, entidades de classe e demais interessados a se juntarem a nós nesse debate crucial para o futuro da saúde mental em Sergipe.

O quê: Audiência pública sobre o futuro do Hospital de Custódia Psiquiátrica de Sergipe

Quando: Nesta quarta-feira, 10 de julho;

Onde: Sala de Comissões da Alese

Fonte: Assessoria Parlamentar

Veja também

Mário de Mi Fontes anuncia Albertino Franco como pré-candidato a vice-prefeito em Riachão

Redação

Desinformação eleitoral: TRE-SE lança sistema para envio de denúncias

Redação

Governador Fábio ressalta busca por investimentos com escritório da Desenvolve-SE em São Paulo

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.