Sergipe

SOS Voto: saiba como denunciar Fake News nas eleições em Sergipe

O NÚMERO 1491 É GRATUITO E SERVE PARA DENUNCIAR AS MENTIRAS SOBRE AS ELEIÇÕES 2024 – FaxAju

Os cidadãos sergipanos já podem utilizar oSOS Voto, disque-denúncia da Justiça Eleitoralcriado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta pode ser acessada por qualquerpessoa, em todas as regiões do país, por meio do número de telefonegratuito1491.

O SOS Voto funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradoras e colaboradores do TSE especialmente treinados para receber aschamadas.

Onúmero 1491 foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que faz parte do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O disque-denúncia é ferramenta auxiliar doSistema de Alertas de Desinformação Eleitoral(Siade), que concentra os relatos de desinformação eleitoral e é acessado na internet.

Orientação e denúncia

O SOS Voto oferece serviços de registro e orientação dos fatos denunciados. Ele recebe e encaminha as informações feitas por telefone. Além disso, orienta as cidadãs e os cidadãos sobre como registrar suas denúncias diretamente pela internet, por meio do Siade.Após serem avaliadas, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao tribunal regional eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.

Adesinformação compreende todas as declarações públicas baseadas em informações, premissas ou dados incorretos, independentemente da intenção de quem as produziu ou as encaminhou. Também inclui o uso de dados parcialmente verdadeiros, mas distorcidos por manipulações de conteúdo ou contexto, com o objetivo de gerar desaprovação ou debilitar a imagem das instituições eleitorais.

Na internet, a desinformação pode ser transmitida por diversos meios, incluindo redes sociais, sites de notícias falsas, entre outros. Seus efeitos podem impactar negativamente o processo eleitoral.

Fonte e foto TRE/SE

Veja também

Eleições 2024: propaganda eleitoral começa na sexta-feira, 16

Redação

Pesquisa Atlas Intel aponta que 67% dos sergipanos aprovam gestão Mitidieri

Redação

Lider da situação ressalta que o Governo do Estado respeita a Educação e os servidores do Magistério

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.